Beneficios da Uva

 
Quando falamos em sabor e benefícios à saúde, a uva é uma fruta realmente surpreendente. Além de ser uma fruta altamente energética, certas substâncias presentes na uva ajudam a reduzir a pressão sanguínea através da dilatação das artérias.
O suco da fruta também combate a acidez sanguínea, auxilia a digestão e possui capacidade desintoxicante, além de combater o envelhecimento.

A uva pode proteger contra câncer de pele e envelhecimento

Pesquisas recentes apontam que a uva pode proteger contra o câncer de pele e prevenir o envelhecimento precoce.
Os responsáveis pelos benefícios são os flavonoides extraídos da fruta. Esses compostos defendem as células da radiação ultravioleta emitida pelo sol, relacionada aos problemas de pele.

Benefícios da Uva

  • Exerce uma ação laxante e diurética, drenando as vias biliares, fazendo uma “lavagem no sangue”.
  • Purifica os órgãos.
  • Rica em sais minerais, tais como: cálcio, ferro, magnésio, sódio e potássio.
  • Possui vitaminas (complexo B e vitamina C), além de proteínas, carboidratos, iodo, fósforo e flavonoides.
  • Protege o coração contra infartos, já que ajuda a desobstruir as artérias e regula as taxas de colesterol no sangue.
  • Melhora o funcionamento do fígado e dos rins, auxilia o estômago a se recuperar mais facilmente de úlceras e da gastrite, além de eliminar ácido úrico do sangue.
  • Possui flavonoides que protegem o organismo contra o ataque dos radicais livres.

Derivados da Uva

Vinho

O que você precisa saber sobre a Uva!
É importante citar os benefícios que o vinho pode oferecer — quando bebido com moderação, durante as refeições, regularmente e por pessoas que não apresentam contraindicações ao consumo de bebidas alcoólicas.
Estes benefícios são atingidos pela presença dos polifenóis, principalmente nos vinhos tintos, que têm um potente efeito antioxidante e antibiótico.
Uma das propriedades mais conhecidas do vinho é que ele ajuda a baixar o LDL (colesterol ruim), e a aumentar o HDL (colesterol bom), além de ser um grande aliado para quem quer ter uma vida longa e saudável. Ele faz bem ao coração, cérebro, músculos e aos aparelhos digestivo, respiratório e urinário. E, para quem tem diabetes, beber vinho regularmente melhora o controle glicêmico e reduz o risco de infarto do miocárdio.

Suco de uva

O que você precisa saber sobre a Uva!
Mais nutritivo do que o vinho, estudos têm revelado que o suco de uva preta ou rosada pode trazer os mesmos benefícios à saúde por conter os poderosos antioxidantes, chamados flavonoides, aos quais se atribuem os bons efeitos do vinho sobre o coração. Os flavonoides no suco de uva — como no vinho — se mostraram capazes de evitar a oxidação do LDL (colesterol ruim) e lipoproteínas de baixa densidade, que levam à formação de placas nas paredes das artérias.
O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose e é diretamente assimilável: não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos. É por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre.
Por ser alcalinizante (combate a acidez sanguínea), é indicado a pessoas intoxicadas pelo excesso do consumo de carne. O suco de uva é um valioso estimulante digestivo, pois acelera o metabolismo, eliminando de seu organismo o ácido úrico, causador da fadiga. Além disso, ele ajuda a restabelecer o equilíbrio ácido-alcalino do organismo, necessário para um fornecimento constante e prolongado de energia.

Uva Passas

O que você precisa saber sobre a Uva!
Estudos comprovam que há um aumento significativo nos antioxidantes nos compostos fenólicos durante o processo de desidratação de frutas, aumentando assim a capacidade positiva das uvas passas nos processos oxidativos que levam a doenças crônicas.
As uvas são fonte de oligofrutossacarídeos (que possuem ação probiótica), contém fibras insolúveis, rica em flavonoides, boro e ácidos fenólicos.
Nas frutas secas os compostos fenólicos são ainda maiores do que nas frutas frescas, pois essa substância se concentra ainda mais quando há o processo de desidratação.
Possui fibras que tem a função de acelerar o trânsito intestinal, o que pode ajudar na eliminação dos agentes cancerígenos. Estudos revelam que os ácidos graxos produzidos pela fermentação das fibras no aparelho digestivo inibem a proliferação das células cancerígenas, e os probióticos da uva passa também estão relacionados a este processo. Estas substâncias se formam no processo de desidratação da uva passa, por isso, não é possível encontrá-las nas uvas frescas.
Acrescentar a uva passa na dieta possui vários efeitos positivos, como por exemplo, reduz os níveos de colesterol LDL e também de substâncias inflamatórias no organismo, não aumenta o nível de triglicérides no sangue, prevenindo assim as doenças cardiovasculares.
Após saber de todos esses benefícios não dá para não querer  uma uvinha, não é?

De :  http://belezaesaude.dae.com.br/uva/

Nenhum comentário:

Postar um comentário